sábado, 1 de outubro de 2011

Acordo disponibiliza bolsas para estudo no exterior





O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da adesão ao Programa Ciência Sem Fronteiras, oferecerá bolsas de estudos na modalidade graduação sanduíche, isto é, aquela em que o estudante começa a estudar no país de origem e finaliza no exterior. O projeto é uma iniciativa em conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC). Foram disponibilizadas seis bolsas para o Instituto. A intenção é direcionar as primeiras oportunidades para os Estados Unidos da América (EUA) (veja edital abaixo), com possibilidade posterior de envio de alunos para outros países.

Para se inscrever, os candidatos devem ter, entre outros requisitos, nacionalidade brasileira; apresentar bom rendimento acadêmico; ter concluído, no mínimo, 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos e ter obtido nota mínima de 79 pontos no exame TOEFL/IBT Test, 550 no TOEFL Paper Based ou 6.0 no IELTS.

A escolha será feita entre estudantes indicados por cada campus e coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que prepara edital de processo seletivo a ser divulgado em breve. O resultado será enviado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até fevereiro de 2012.  Os alunos selecionados terão direito a uma bolsa de estudos pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas para o traslado Brasil/EUA/Brasil.

Projeto – O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado em agosto de 2011, é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio de intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de 75 mil bolsas até 2014.


Saiba mais sobre o Ciências Sem Fronteiras






Nenhum comentário:

Postar um comentário