Durante o evento, que teve transmissão ao vivo pela internet, foram lançadas também duas publicações: o livro do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o livro Institutos Federais – Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica, do secretário do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco.
O II Fórum Mundial será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012, com expectativa para receber 10 mil pessoas. O tema do evento é Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. As inscrições para participação no evento poderão ser feitas pela internet (veja site abaixo), a partir da data da cerimônia de lançamento.
O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Em novembro de 2009, o FME teve pela primeira vez uma versão dedicada à educação profissional e tecnológica. O Brasil sediou o evento entre os dias 23 e 27 de novembro, em Brasília.
Cerca de 15 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil organizada de todo o mundo circularam pelo fórum. A primeira edição recebeu participantes de 16 países e caravanas com estudantes vindos de diferentes estados do Brasil.
Ao todo, foram apresentadas 195 atividades culturais, 755 pôsteres e 19 oficinas gastronômicas gratuitas e abertas ao público. A mostra estudantil de inovação tecnológica acumulou 34 trabalhos. O evento teve 164 atividades autogestionadas (aquelas propostas pelas entidades participantes) – entre paineis, mesas, oficinas e palestras. Maiúsculo também foi o número de voluntários. Dos 700 inscritos, 300 selecionados ajudaram o comitê organizador.
COMO SERÁ O II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO EM 2012?
Durante cinco dias, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.
O tema desta edição será Democratização, Emancipação e Sustentabilidade.
Eixos Temáticos:
Eixo Temático I - EDUCAÇÃO, UNIVERSALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO
Debate 1: Contexto mundial e políticas públicas para a EPT
Debate 2: Educação integral na EPT
Debate 3: Ações afirmativas para a EPT
Eixo Temático II - EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO
Debate 4: Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória
Debate 5: Formação de trabalhadores e trabalhadoras da EPT
Debate 6: Perspectivas curriculares na EPT
Eixo Temático III - EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Debate 7: Juventude, tecnologias e inovação
Debate 8: Educação profissional e tecnológica e desenvolvimento sustentável
Debate 9: Educação profissional e tecnológica no contexto da reestruturação produtiva
Informações detalhadas da programação a partir de 2012. Fique de olho!
COMO PARTICIPAR?
Participante - Inscrições para quem quiser assistir às conferências, os debates, participar das atividades autogestionadas e visitar as mostras e feitas. Para os participantes as inscrições já estão abertas. CLIQUE AQUI E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO.
Atividades Autogestionadas - Inscrições somente para entidades que compõe o Comitê Organizador e que quiserem propor uma atividade autogestionada de sua responsabilidade. Inscrições disponíveis a partir da 2ª quinzena de dezembro de 2011.
Pôsteres - Inscrição para estudantes e professores que quiserem apresentar um trabalho em mostra durante o evento. Inscrições disponíveis a partir de fevereiro de 2012.
Feira Gastronômica - Inscrição para entidades que desejam participar da Feira Gastronômica - preferencialmente os integrantes do Comitê Organizador. Inscrições disponíveis a partir de fevereiro de 2012.
Voluntários - Inscrições para as pessoas que quiserem atuar como voluntários, ajudando na operacionalização do evento. Inscrições disponíveis a partir de abril de 2012.
Em caso de dúvidas:
Ou então, envie um e-mail para: forum@ifsc.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário